Em nota, o parque informou que a decisão foi tomada pela própria empresa pensando no bem-estar dos animais
O parque multitemático Beto Carrero World, em Penha, anunciou nesta quinta-feira (dia 27) o fim das atividades da área chamada “Mundo Animal”, que abrigou por 32 anos o tradicional zoológico. Os demais setores, onde estão brinquedos e shows para diferentes idades, funcionam normalmente.
Em nota, o parque informou que a decisão foi tomada pela própria empresa pensando no bem-estar dos animais. A ideia é que os animais estejam em ambientes mais próximos de seus habitats naturais.
O presidente do conselho administrativo do Beto Carrero World, Alex Murad, filho do fundador, afirma que Beto Carrero “tinha uma conexão incrível e nos inspirou a cuidar, preservar e amar cada um deles [dos animais]”. Ele destacou, no entanto, que “gerações mudam”.
Nos anos 1990, o empresário rodava o país com seus animais a partir dos circos do Beto Carrero, que mais tarde deram origem ao zoológico. Ele tinha como fiéis companheiros o cavalo Faísca e o leopardo Marcos, que sempre se apresentavam ao seu lado, e que ajudaram a fortalecer a marca.
“Hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático”, comenta.
Ainda, conforme o comunicado, o parque está finalizando a transferência das últimas espécies. Os locais para onde os animais são levados são mantidos em sigilo. A empresa afirma, porém, que os espaços são confiáveis, e que os indivíduos serão todos bem cuidados.
Ao longo de mais de três décadas, o parque chegou a ter 237 espécies e mais de mil animais. Como a decisão foi tomada há alguns anos, a transição já vinha acontecendo de forma gradual. (Com informações do Portal G1 e Mzl10).