AURICULOTERAPIA: o que é, como funciona e suas indicações

Foto Ilustrativa

Leia hoje na Coluna de Priscilla Cardoso

A Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar, que possui a compreensão de que a nossa orelha é um microssistema, representando todo o corpo.

É uma técnica terapêutica, que consiste na aplicação de sementes de mostarda, agulhas ou cristais em pontos específicos nas orelhas.

O estímulo de pontos auriculares segue os fundamentos e princípios da Medicina Tradicional Chinesa. A utilização da Auriculoterapia tem crescido em diferentes contextos de cuidados à saúde devido a sua praticidade de aplicação, segurança e eficácia.

Em uma visão mais biomédica e científica da Auriculoterapia, diversos estudos evidenciaram o efeito neurobiológico do estímulo do pavilhão auricular no controle de diferentes funções fisiológicas.

A grande quantidade de ramificações nervosas derivadas dos nervos espinhais e cranianos, que ligam os pontos auriculares a regiões cerebrais que está ligada através da rede nervosa aos órgãos e partes do corpo.

A Auriculoterapia está fundamentada em bases neurofisiológicas, sendo que a orelha é considerada uma zona reflexa, ou seja, uma região do corpo quando estimulada, se conecta por vias nervosas aferentes ao Sistema Nervoso Central e deste, ao Sistema Nervoso Autônomo. O estímulo periférico, provoca respostas neuroendócrinas que auxiliam no processo terapêutico.

É indicada para desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e principalmente dores em geral

Cuide da sua saúde!

Mais informações:

Priscilla Cardoso Jorge
Naturóloga e Acupunturista
ABRANA 100459
Clínica Dr.Nadir
Av. Antônio Joaquim Tavares, 160 – Centro – Penha-SC
(48) 99124-6265
nat.priscillacardoso@gmail.com