Águas de Penha apresenta cronograma detalhado do sistema de esgoto e ações para engajamento da comunidade

Divulgação/PMP

A ETE Gravatá é a primeira de duas Estações de Tratamento de Esgoto previstas para o município

A Águas de Penha deu mais um passo importante na jornada de universalização do saneamento básico no município, ao apresentar o cronograma detalhado das obras do sistema de esgoto para o ano de 2024 ao prefeito Aquiles da Costa, na última sexta-feira (16).

A iniciativa, que contou com a presença de representantes da prefeitura e da concessionária, demonstra o compromisso da empresa com a transparência e a comunicação eficaz com a comunidade.

A Águas de Penha detalhou o cronograma de cada etapa das obras, incluindo a finalização da ETE Gravatá prevista para o final de março. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca a importância da ETE-Gravatá para o município.

“A ETE-Gravatá é um marco para Penha. A obra representa um compromisso com a saúde da população, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade”, acrescenta.

A ETE Gravatá é a primeira de duas Estações de Tratamento de Esgoto previstas para o município e ocorre após os avanços que a empresa trouxe para o município no fornecimento de água tratada.

“Estamos avançando a passos largos e em breve iremos inaugurar a ETE. É qualidade de vida, é saúde, valorização imobiliária, balneabilidade, turismo. Temos certeza que a construção irá mudar a realidade do município e das pessoas que aqui vivem”, pontua o prefeito Aquiles da Costa, acrescentando que a implantação do sistema de esgoto é um avanço sem precedentes para cidade.

A empresa apresentou também um plano de comunicação abrangente, com o objetivo de manter a comunidade informada sobre as obras e seus impactos.

A Águas de Penha reconhece a importância da participação da comunidade no processo de universalização do saneamento. Por isso, a empresa está empenhada em promover o engajamento da população através de diversas iniciativas, como reuniões públicas através do Programa Afluentes mantido pela concessionara e realizados mensalmente.

Reginalva Mureb acrescenta que todas estas ações de transparência permitem que a comunidade e o poder concedente acompanhem de perto o progresso do projeto e se programe para os impactos das intervenções.

Benefícios do Sistema de Esgoto:

Melhoria da saúde pública: A coleta e o tratamento adequados do esgoto contribuem para a redução de doenças e para a promoção da saúde da população.
Proteção do meio ambiente: O tratamento do esgoto evita a contaminação dos recursos hídricos e preserva o meio ambiente.
Valorização dos imóveis: A instalação do sistema de esgoto valoriza os imóveis do município.
Qualidade de vida: A universalização do saneamento básico contribui para a melhoria da qualidade de vida da população