Duas pessoas foram flagradas na madrugada deste domingo (8) ao subirem em uma das esculturas de baleias instaladas na orla de Balneário Piçarras, próximo à descida da Avenida Getúlio Vargas.
Além do risco de queda ou de danos à peça — que não foi projetada para suportar esse tipo de peso — a atitude pode ser considerada depredação de patrimônio público.
A prática de danificar bens públicos é crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa.
A chamada Praça das Baleias foi inaugurada em janeiro de 2022 e conta com duas réplicas de baleias-franca-austral em tamanho real, representando mãe e filhote.
As esculturas foram estilizadas pelo artista plástico José Malinoski, o Fox, com arte aprovada pelo Comitê do programa Bandeira Azul.


![[VEJA O VIDEO] DEU TAINHA! Mais de 14 mil tainhas são capturadas em arrasto histórico em Bombinhas](https://oisc.com.br/wp-content/uploads/2026/06/Novo-Projeto-2026-06-07T171045.955-100x70.jpg)



