Início POLÍTICA Deputados Emerson Stein, Carlos Humberto e Ivan Naatz destacam obra do Túnel...

Deputados Emerson Stein, Carlos Humberto e Ivan Naatz destacam obra do Túnel entre Itajaí e Navegantes

Bruno Colasso/Agência Alesc

Sistema prisional também foi destaque na sessão da Alesc

A construção de um túnel ligando as cidades de Itajaí e Navegantes e a possibilidade do Executivo chamar cerca de 450 novos policiais penais para atuarem no sistema prisional ganharam destaque na sessão de terça-feira (28) da Assembleia Legislativa.

“Itajaí e Navegantes precisam de uma solução para a travessia entre as duas cidades, que crescem acima da média, mas o crescimento passa pela questão do ferry boat. Agora veio uma boa notícia, um consórcio começa a se organizar para a construção de um túnel para ligar as duas cidades. O Banco Mundial, o grande financiador, entende que é uma obra economicamente viável e tecnicamente executável, uma grande vitória”, comemorou Ivan Naatz (PL).

Segundo Naatz, trata-se de um investimento de U$ 240 milhões, sendo R$ 625 mi de investimento público e R$ 1,2 bilhão de capital privado.

“Tem um túnel igual a esse entre Santos e Guarujá”, informou Naatz.

Carlos Humberto (PL) e Emerson Stein (MDB) também ressaltaram a importância da obra.

“Um processo capitaneado pela nossa Associação de Municípios”, afirmou Humberto, acrescentando que o túnel será construído com peças pré-moldadas.

“Conseguimos tirar do papel esse projeto”, reforçou Stein.

Sistema Prisional

Já o deputado Sérgio Guimarães (União) pediu a atenção do governo para o sistema prisional e defendeu o chamamento de 458 aprovados no último concurso para policial penal. A sessão foi acompanhada por candidatos que estão aptos para serem nomeados.

“Há poucos dias chegou a notícia do incêndio em uma das galerias da Agronômica, com a morte de três presos e policiais penais feridos gravemente por causa do déficit de profissionais; em Araranguá um preso matou duas mulheres e fugiu; em Chapecó mais uma fuga. Precisa de algo a mais para que o governo tome medidas?”, questionou Guimarães.

Para o parlamentar, o estado tem 28 mil presos e apenas 2,9 mil servidores nas prisões.

“Não conseguem levar o preso para o banho de sol”, resumiu.

Pepê Collaço (PP) e Egídio Ferrari (PTB) apoiaram o colega e defenderam que o estado convoque os aprovados no concurso.

“O estado precisa reconhecer seus profissionais e investir na segurança pública”, insistiu Ferrari. (Agência Alesc)