Os vereadores Adriano Tibeco e Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, anunciaram a convocação de uma audiência pública no dia 19 de março, a partir das 19h, para discutir a situação do saneamento básico em Penha, especialmente os relatos de “línguas negras” — manchas escuras de esgoto — que estariam chegando à orla, principalmente na região da Praia de Armação.
O anúncio foi feito em vídeo divulgado pelos parlamentares, que apresentaram um requerimento conjunto para debater o tema com autoridades e representantes da sociedade civil.
A proposta prevê a presença da concessionária Águas de Penha, da empresa responsável pelo sistema, além do prefeito municipal, secretários e associações locais.
Segundo Adriano Tibeco, a população tem acompanhado a polêmica envolvendo o saneamento, e a situação já é visível na orla.
“Se a gente percorrer a orla, principalmente na Praia de Armação, vamos nos deparar com línguas negras saindo nas nossas praias”, afirmou tibeco.
Os vereadores defendem que a audiência pública será um espaço para cobrar esclarecimentos e apresentar o cronograma das obras e ações previstas para o setor. Eles também apontam atraso nas metas estabelecidas.
“Nas nossas contas, esse cronograma está atrasado”, destacou Ferrão.
O parlamentar reforçou que a cobrança por melhorias no saneamento já vem sendo feita há algum tempo.
“Quem acompanha o nosso mandato sabe que a gente vem cobrando isso constantemente. A Águas de Penha está falhando, e falhando gravemente o município de Penha”, declarou.
A data e o horário da audiência pública ainda serão divulgados. Os vereadores pretendem convocar a população para participar do encontro e discutir soluções para o problema.
“Queremos a Câmara cheia para que a gente possa, de fato, resolver esse problema de uma vez por todas”, completaram os parlamentares.






