A partir de agora a CEOCON renova toda a estrutura com o objetivo de ajudar empresas a melhorarem os seus negócios, através de uma metodologia voltada à saúde de todos os setores e contando com profissionais qualificados para prestar consultoria e treinamentos voltados à profissionalização da gestão das empresas e colaboradores.
O evento comemorativo, realizado na semana passada, contou com uma apresentação da CEOCON Clínica Empresarial e os serviços que integram os mais diversos setores de uma empresa: gestão, processos, marketing, atendimento, comercial, financeiro, entre outros.
Jefferson Custódio, um dos sócios da CEOCON, agradeceu a confiança dos clientes e apresentou a equipe de profissionais que atendem nos diversos departamentos da empresa. Falou sobre os desafios enfrentados ao longo dos 15 anos de atividades e as transformações ocorridas até chegar a esta nova fase. Destacou a importância de buscar conhecimentos constantes e contar com profissionais qualificados para ajudar as empresas a cuidarem da sua “saúde”, a partir deste método inovador de clínica empresarial.
“Iniciamos uma nova fase. Queremos ajudar os nossos clientes a crescerem e passarem de empreendedores a investidores. Para isso, é preciso implantar novos métodos, uma nova cultura, organizar os negócios. Os nossos profissionais estão preparados para atender da melhor maneira, independente do porte da empresa, pois muitos grandes negócios começaram pequenos”, destacou Jefferson.
A Trajetória
A contadora Luciana Custódio formou-se no ano de 2005 e teve o estímulo de abrir a própria empresa a partir de um colega de trabalho do escritório em que atuava. O início foi em uma sala na casa da mãe, no ano de 2006, com apenas 2 clientes. Com o tempo, as atividades passaram para uma sala comercial no bairro de Armação, tendo como sócio o marido Jefferson Custódio. A empresa foi batizada com as iniciais dos sobrenomes do casal, C & O Contabilidade.
Em 2010 a empresa mudou o nome para Custódio e Oliveira, mas Jefferson achou que este nome remetia mais a escritório de advocacia do que uma empresa do segmento contábil. Em um sonho, explica, veio a inspiração do nome CEOCON, que além de reunir as iniciais dos sobrenomes, ainda traz referências a CEO, sigla usada para os dirigentes de organizações e o CON que pode ser usado tanto para contabilidade quanto para condomínio e consultoria, atividades nas quais a empresa passou a atuar. “E, claro, também se refere a confiança dos nossos clientes. Foi uma inspiração de Deus”, completa Jefferson.
Os desafios
Luciana e Jefferson contam que, ao longo dos anos de atividades empresariais, um dos grandes desafios foi lidar com a visão de muitos empresários de que o contador é o “profissional que só leva problemas”, já que trabalha com as burocracias, tributos e obrigações fiscais que toda empresa tem, mas que dificilmente o empresário aceita.
O grande trabalho, segundo Luciana, foi buscar mostrar ao empresário que o contador é o profissional que tem como objetivo ajudar no crescimento das empresas através dessa gestão das obrigações legais. Jefferson complementa que é necessária uma mudança de cultura por parte de boa parte do empresariado, é preciso ver o contador como um parceiro estratégico para o crescimento.
Novos serviços
Ao longo da trajetória, a visão de que os clientes precisavam de muito mais que um contador, Jefferson buscou trazer outras soluções integradas para a CEOCON, porém esbarrou na falta de mão-de-obra qualificada. É um dos motivos que fez surgir o posicionamento da empresa até chegar a clínica empresarial.
Qualificar os colaboradores para um atendimento de excelência e especializado nas diversas áreas que compõem uma empresa foi uma das soluções buscadas. Porém, mais um grande desafio surgiu: a resistência. “Mudar é difícil, dói”, explica Jefferson. Porém, a persistência, investimentos em atualizações e a valorização do capital humano foram fatores fundamentais para que esse objetivo fosse alcançado.
A busca por parceiros estratégicos e qualificados também é parte da transformação do posicionamento da CEOCON como empresa especializada em desenvolver soluções para ajudar no crescimento sustentável dos clientes.
“Buscamos muitos conhecimentos e treinamentos para aplicarmos junto a nossos clientes e começamos a perceber resultados positivos”, destaca Jefferson. Esses conhecimentos englobam várias áreas além da contábil: incluem-se a gerencial, comercial, marketing, gestão de pessoas e processos, entre outras.
Clínica Empresarial
A partir dessa percepção, surgiu o comparativo de cada uma dessas áreas de uma empresa aos membros e órgãos do corpo. Jefferson explica que, para que a nossa saúde seja plena, todos os órgãos e membros devem funcionar em harmonia e, em uma organização, deve ser o mesmo princípio.
Para Jefferson, não é possível uma empresa ter um crescimento sustentável sem que todas as áreas funcionem. Citando como exemplo, não adianta ter um comercial qualificado se o marketing não funciona ou o atendimento, o financeiro, o estoque ou a gestão têm falhas.
Surge, assim, a forma de Clínica Empresarial, após cerca de 4 anos de estudos, planejamento e treinamentos. O objetivo é, assim como em uma clínica médica tradicional, analisar e diagnosticar possíveis problemas de “saúde” nas empresas e propor os “tratamentos” mais adequados para erradicar as “doenças”.
Para tanto, a CEOCON trouxe para o “corpo clínico” os especialistas mais qualificados em cada uma das áreas e, assim, poder oferecer aos clientes as soluções de forma integrada, o que gera economia e promove um crescimento organizado e planejado.
Lição de casa
O conhecimento adquirido e a experiência aplicada nos clientes também passaram a fazer parte do dia-a-dia da CEOCON. “Eu acredito que só uma empresa transformada pode ajudar a transformar outras”, destaca Jefferson. Foi um trabalho árduo e que mexeu em todos os setores, mas que trouxe resultados impressionantes, tanto para a empresa quanto para os clientes.
Jefferson acrescenta que é preciso implantar uma cultura empreendedora, algo que não é muito estimulado no Brasil. E isso passa pela organização e profissionalização dos processos, gestão e capital humano. Além disso, é preciso ter um espírito de servir, pois isso é fundamental no trato com os fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes. “Buscamos em nossos profissionais esse espírito de servir. A partir desse perfil treinamos os colaboradores para que possam melhor servir melhor aos nossos clientes”, complementa.
Luciana acrescenta que, para haver avanços e mudanças na cultura empreendedora, é preciso haver renúncias a visões que muitas vezes limitam os empresários. É preciso estar aberto para o novo e isso é desafiador. Jefferson destaca que esse é um dos objetivos da CEOCON Clínica Empresarial: ajudar os clientes a desenvolverem novas visões e habilidades, organizarem as suas empresas para, assim, crescerem de forma saudável e duradoura.






