Penha e município de Armação dos Búzios (RJ) firmam acordo de proximidade

0
147

Votação ocorreu na 43ª Reunião Ordinária e autoriza o Executivo a formar acordo de geminação entre Penha e a cidade do Rio de Janeiro

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto que autoriza o Executivo a firmar protocolo de acordo de geminação entre os municípios de Penha e Armação dos Búzios (RJ). A votação ocorreu durante a 43ª Reunião Ordinária realizada na terça-feira (16)* e foi o único projeto discutido na ordem do dia.

O Projeto de Lei Ordinária nº 33/2021, de autoria do Executivo, estabelece que o objetivo é o “aprofundamento dos laços afetivos, históricos e sociais entre as duas comunidades, potenciando as nossas matrizes civilizacionais, humanas e patrimoniais comuns, de modo a promover também o intercâmbio cultural, turístico e institucional entre os dois municípios”.

Entre as possibilidades previstas no acordo destacam-se o intercâmbio entre diferentes agentes sociais, turísticos, culturais e econômicos das duas cidades, além da troca de delegações de representantes institucionais entre Penha e Armação dos Búzios.

Búzios

Com pouco menos de 30 mil habitantes (IBGE, 2019), Armação dos Búzios fica na Microrregião dos Lagos do Rio de Janeiro e possui uma série de singularidades com o município de Penha. Sua história está relacionada com a caça comercial de baleias, possuindo uma faixa litorânea de 8 km onde se encontram 23 praias.

O turismo teve início entre os anos de 1940 e 1950, quando a cidade ainda era uma aldeia de pescadores. Mas foi a visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964 que tornou Búzios um destino mundialmente conhecido, tanto que em 2012 o município foi eleito por uma revista europeia como sendo o melhor destino de sol e praia do mundo.

A reunião ordinária foi realizada na terça-feira devido ao feriado nacional do dia 15 de novembro

📸 Foto (Divulgação): Praia da Armação, em Búzios (RJ)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui