Mais de 150 cães e gatos são castrados gratuitamente em Balneário Piçarras

0
340

Mutirão de castração foi realizado nesta quarta-feira (15) no Itacolomi

Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Assistência Social promoveu um mutirão de castração gratuita no bairro Itacolomi nesta quarta-feira (15). O município castrou 161 animais, entre cães e gatos.

Esta é a segunda ação realizada pela gestão, que promoveu o primeiro mutirão em abril, no bairro Nossa Senhora da Paz, quando castrou 100 animais. “Essa ação visa fazer o controle de animais no município e vai se estender por mais duas vezes. A castração em Balneário Piçarras é vinculada diretamente ao mutirão, que conta com a melhor estrutura do Estado. Este caminhão de castração é um dos poucos que atende todas as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária, com toda a equipe de profissionais, auxiliares e equipamentos”, explica André Cardoso, diretor de Atenção Primária a Saúde. A próxima castração depende da agenda do prestador de serviço e deverá ocorrer em cerca de 40 dias.

A médica veterinária da unidade móvel de castração, Marina Dante, reforça que a equipe atua há cerca de 20 anos. “Essa iniciativa de castração nos bairros é muito importante. Toda cidade tem que um controle populacional, para evitar crises indesejadas. Para as fêmeas, a castração evita infecção de útero, tumores, enquanto que evita a marcação de território dos machos”, enfatiza.

A moradora Josiane Theilacker participa da castração pela segunda vez. “Eu acho muito importante. Se todos tivessem essa consciência de castrar o animal, não teríamos tantos na rua. Hoje, eu tenho três cachorros e a que foi castrada logo no início da vida nunca ficou doente”, relata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui