Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Esgoto?

0
130

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário. Segundo Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha,  através de processos físicos, químicos ou biológicos a ETE remove as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao meio ambiente, efluente tratado, que atenda os padrões exigidos pela legislação ambiental.

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, apenas 52,36% da população têm acesso à coleta de esgoto. São cerca de 100 milhões de brasileiros sem acesso a esse serviço básico. Além disso, somente 46% dos esgotos do país são tratados.

O tratamento de esgoto é extremamente essencial, pois, é a partir dele que muitos problemas ambientais e de saúde são evitados. Quando o esgoto gerado não tem tratamento e destinação adequada, a maior parte dele é descartada em corpos hídricos. Ainda segundo o Trata Brasil, cerca de 5.622 piscinas olímpicas de esgoto são descartadas in natura.

Para que o processo de tratamento ocorra é necessário que esse esgoto seja destinado para uma ETE, que é responsável por todas as etapas químicas, físicas e biológicas para que depois que tratado seja devolvido à natureza não causando impactos negativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui